.30 questões de química para testar seus conhecimentos para o ENEM – Quimica

30 questões de química para testar seus conhecimentos para o ENEM

Não tem outra: resolver exercícios é o único jeito de colocar seu conhecimento em prática. De quebra, você ainda memoriza o conteúdo e se acostuma com o formato da prova. É só sucesso! Portanto, pra te ajudar nessa missão, selecionei 30 questões de química sobre os assuntos mais importantes para o ENEM e listei abaixo.

Se você vai começar a se preparar agora, encare esse teste como um balizador que te ajudará organizar seu cronograma. Assim, você pode separar mais tempo pros assuntos nos quais tiver mais dificuldade. Inclusive, recomendo dar uma passadinha no post “Química básica: por onde começar a preparação para o ENEM?”, tem muitas dicas lá. Agora, se você já está na reta final, esse teste vai te mostrar o que ainda é necessário revisar com cuidado antes da prova.

Em todo caso, o ideal mesmo é sempre incluir a resolução de exercícios na sua rotina de estudos. Mas, eu sei que não é muito fácil encontrar um banco de questões organizadinho, dividido por matéria. Tanto sei que criei um! É só clicar aqui pra baixar, gratuitamente, 3000 questões de química para o ENEM.

Bom, sem mais delongas, aqui está o simulado e, mais abaixo, o gabarito. Boa sorte e espero que ajude. Um mol de beijos!

 

Questão de química – Estrutura atômica

QUESTÃO 01 (FCM -PB)

Médicos utilizam de minerais “processados” por Farmacêuticos para prescreverem na farmacoterapia de patologias das mais diversas. Exemplos como o vanádio, cromo, zinco e cobre são especialmente eficientes para baixar os níveis séricos de colesterol e triglicerídeos, além de ajudar a manter a glicemia em níveis fisiológicos. Os portadores de diabetes tipos I e II apresentam, invariavelmente, baixos níveis de vanádio e cromo, frequentemente acompanhados pela carência de manganês e zinco. O vanádio parece inibir a MAO (monoaminooxidase), possibilitando um acúmulo de serotonina no Sistema Nervoso Central; daí sua indicação nos quadros depressivos. Pacientes portadores de transtorno afetivo bipolar (TAB – antigamente denominado como PMD: psicose maníaco depressiva) costumam apresentar carência do mineral, dentre outros nutrientes. A respeito do elemento químico vanádio, de número atômico 23, são feitas as seguintes afirmações:

I. Possui onze (11) elétrons na terceira camada eletrônica;
II. A camada de valência do vanádio possui três (3) elétrons;
III. A camada de valência do vanádio possui dois (2) elétrons;
IV. Os quatro números quânticos para os elétrons da última camada são: 3; 2; 0; + 1/2;

Indique a alternativa correta:

a) somente as afirmações I e III estão corretas.
b) somente as afirmações II e IV estão corretas.
c) somente as afirmações I e II estão corretas.
d) somente as afirmações III e IV estão corretas.
e) somente as afirmações I e IV estão corretas.

 

Questão de química – Tabela Periódica

QUESTÃO 02 (IFMT)

Os filmes de super-heróis dos quadrinhos se tornaram um fenômeno do cinema nos últimos anos. Um exemplo é o Homem de Ferro, personagem fictício dos quadrinhos publicados pela Marvel Comics. Sua identidade verdadeira é a do empresário e bilionário Tony Stark, que usa armaduras de alta tecnologia no combate ao crime. Seu traje é feito de titânio (22Ti48), reforçado com fibra de carbono e revestimento cerâmico (usado em coletes à prova de balas e blindagem de carros). Já o capacete é hermeticamente selado, não permitindo, por isso, contaminação por fumaça ou venenos. A viseira é retrátil e um processador ligado à cabeça capta os sinais do cérebro, interpreta as ordens e as repassa para o traje. Instalado no peito do herói, um reator realiza a fusão fria do elemento paládio (46Pd106) para gerar a energia que alimenta as partes-chaves do traje. Além disso, ele também é capaz de disparar raios de energia.

Em relação aos elementos químicos constituintes do traje do Homem de Ferro,

a) o titânio é considerado um metal de transição da classe dos actinídeos.
b) a distribuição eletrônica dos elétrons do elemento titânio é feita fundamentalmente em três camadas eletrônicas.
c) o elemento paládio é um não metal da família 15, ou seja, da família do nitrogênio.
d) no núcleo dos átomos do elemento paládio, encontram-se 46 prótons.
e) o número atômico do elemento titânio é 48.

 

 

Questão de química – Reações Nucleares

QUESTÃO 03 (ENEM)

A energia nuclear é uma alternativa aos combustíveis fósseis que, se não gerenciada de forma correta, pode causar impactos ambientais graves. O princípio da geração dessa energia pode se basear na reação de fissão controlada do urânio por bombardeio de nêutrons, como ilustrado:

Um grande risco decorre da geração do chamado lixo atômico, que exige condições muito rígidas de tratamento e armazenamento para evitar vazamentos para o meio ambiente. Esse lixo é prejudicial, pois

a) favorece a proliferação de microrganismos termófilos.
b) produz nêutrons livres que ionizam o ar, tornando-o Condutor.
c) libera gases que alteram a composição da atmosfera terrestre.
d) acentua o efeito estufa decorrente do calor produzido na fissão.
e) emite radiação capaz de provocar danos à saúde dos seres vivos.

 

 

Questões de química – Ligações químicas

QUESTÃO 04 (PUC RS) 

Diversas plantas da família das aráceas, como o copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica) e a comigo-ninguém-pode (Diffenbachia sanguine), são tóxicas, embora populares em jardins e interiores. Por essa razão, às vezes acontecem casos de intoxicação após ingestão de folhas dessas plantas, principalmente envolvendo crianças pequenas. Sua toxicidade advém da presença de ráfides, que são cristais microscópicos de oxalato de cálcio (CaC2O4) em forma de agulhas. Quando o vegetal é ingerido, essas ráfides penetram dolorosamente nos lábios, na língua, na garganta e em outros tecidos, causando sensação de queimação, inchaço e, por vezes, asfixia. Assim, a planta conta com um mecanismo de defesa eficaz contra herbívoros.

Sobre esse assunto, é correto afirmar que

a) o oxalato de cálcio é um composto iônico com ânions de carga –2.
b) a ligação química no CaC2O4 é metálica, porque o Ca é um metal alcalino-terroso.
c) a reação entre ácido oxálico (H2C2O4) e soda cáustica produz o CaC2O4.
d) a carga dos íons oxalato, no oxalato de ferro(III), seria –3.
e) o ácido oxálico (H2C2O4) apresenta apenas um hidrogênio ionizável.

 

QUESTÃO 05 (ENEM) 52

Alguns materiais sólidos são compostos por átomos que interagem entre si formando ligações que podem ser covalentes, iônicas ou metálicas. A figura apresenta a energia potencial de ligação em função da distância interatômica em um sólido cristalino. Analisando essa figura, observa-se que, na temperatura de zero kelvin, a distância de equilíbrio da ligação entre os átomos (R0) corresponde ao valor mínimo de energia potencial. Acima dessa temperatura, a energia térmica fornecida aos átomos aumenta sua energia cinética e faz com que eles oscilem em torno de uma posição de equilíbrio média (círculos cheios), que é diferente para cada temperatura. A distância de ligação pode variar sobre toda a extensão das linhas horizontais, identificadas com o valor da temperatura, de T1 a T4 (temperaturas crescentes).

O deslocamento observado na distância média revela o fenômeno da:

a) ionização.
b) dilatação.
c) dissociação.
d) quebra de ligações covalentes.
e) formação de ligações metálicas.

 

 

Questões de química – Interações intermoleculares

QUESTÃO 06 (ENEM) 

A pele humana, quando está bem hidratada, adquire boa elasticidade e aspecto macio e suave. Em contrapartida, quando está ressecada, perde sua elasticidade e se apresenta opaca e áspera. Para evitar o ressecamento da pele é necessário, sempre que possível, utilizar hidratantes umectantes, feitos geralmente à base de glicerina e Polietilenoglicol:

questao ligação quimica

Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).

A retenção de água na superfície da pele promovida pelos hidratantes é consequência da interação dos grupos hidroxila dos agentes umectantes com a umidade contida no ambiente por meio de

a) ligações iônicas.
b) forças de London.
c) ligações covalentes.
d) forças dipolo-dipolo.
e) ligações de hidrogênio.

 

QUESTÃO 07 (ENEM)

Na Idade Média, para elaborar preparados a partir de plantas produtoras de óleos essenciais, as coletas das espécies eram realizadas ao raiar do dia. Naquela época, essa prática era fundamentada misticamente pelo efeito mágico dos raios lunares, que seria anulado pela emissão dos raios solares. Com a evolução da ciência, foi comprovado que a coleta de algumas espécies ao raiar do dia garante a obtenção de material com maiores quantidades de óleos essenciais.

A explicação científica que justifica essa prática se baseia na

a) volatilização das substâncias de interesse.
b) polimerização dos óleos catalisada pela radiação solar.
c) solubilização das substâncias de interesse pelo orvalho.
d) oxidação do óleo oxigênio produzido na fotossíntese.
e) liberação das moléculas de óleo durante o processo de fotossíntese.

 

 

Questões de química – Propriedades dos materiais

QUESTÃO 08 (ENEM)

Alguns fenômenos observados no cotidiano estão relacionados com as mudanças ocorridas no estado físico da matéria. Por exemplo, no sistema constituído por água em um recipiente de barro, a água mantém-se fresca mesmo em dias quentes

A explicação para o fenômeno descrito é que, nas proximidades da superfície do recipiente, a

a) condensação do líquido libera energia para o meio.
b) solidificação do líquido libera energia para o meio.
c) evaporação do líquido retira energia do sistema.
d) sublimação do sólido retira energia do sistema.
e) fusão do sólido retira energia do sistema.

 

QUESTÃO 09 (ENEM)

O álcool utilizado como combustível automotivo (etanol hidratado) deve apresentar uma taxa máxima de água em sua composição para não prejudicar o funcionamento do motor. Uma maneira simples e rápida de estimar a quantidade de etanol em misturas com água é medir a densidade da mistura. O gráfico mostra a variação da densidade da mistura (água e etanol) com a fração percentual da massa de etanol (fe), dada pela expressão 

questao interações intermoleculares

em que me e ma são as massas de etanol e de água na mistura, respectivamente, a uma temperatura de 20 oC.

questao interações intermoleculares

Disponível em: www.handymath.com. Acesso em: 8 ago. 2012.

Suponha que em uma inspeção de rotina realizada em determinado posto, tenha-se verificado que 50,0 cm3 de álcool combustível tenham massa igual a 45,0 g. Qual é a fração percentual de etanol nessa mistura?

a) 7%
b) 10%
c) 55%
d) 90%
e) 93%

 

Questões de química – NOx, funções inorgânicas, reações inorgânicas, balanceamento de equações e teorias ácido-base modernas

 

QUESTÃO 10 (ENEM)

Realizou-se um experimento, utilizando-se o esquema mostrado na figura, para medir a condutibilidade elétrica de soluções. Foram montados cinco kits contendo, cada um, três soluções de mesma concentração, sendo uma de ácido, uma de base e outra de sal. Os kits analisados pelos alunos foram:

questao NOx, funções inorgânicas, reações inorgânicas, balanceamento de equações e teorias ácido-base modernas

questao NOx, funções inorgânicas, reações inorgânicas, balanceamento de equações e teorias ácido-base modernas

Qual dos kits analisados provocou o acendimento da lâmpada com um brilho mais intenso nas três soluções?

a) Kit 1.
b) Kit 2.
c) Kit 3.
d) Kit 4.
e) Kit 5.

 

QUESTÃO 11 (FATEC SP) 

Um vazamento de gás dentro do complexo do Porto de Santos liberou uma nuvem tóxica que atingiu duas cidades do litoral de São Paulo. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), responsável pela área, afirma que se trata de um vazamento do composto dicloroisocianurato de sódio (C3O3N3NaCl2). O produto é usado, na maioria das vezes, para a desinfecção de água, pois libera gás cloro que se dissolve na água, gerando ácido hipocloroso, que apresenta ação bactericida. Ainda de acordo com a companhia, um incêndio ocorrido posteriormente atingiu outros doze contêineres e a área foi isolada. Pouco antes, os bombeiros chegaram a afirmar que a substância que vazou tinha cheiro de amônia, mas a informação não se confirmou.

<http://tinyurl.com/ha6rab6> Acesso em: 28.01.2017. Adaptado.

Assinale a alternativa que mostra a equação química balanceada que representa corretamente a dissolução do gás cloro em água.

a) Cl (l) + H2O (l) HCl (aq) + O (g)
b) Cl2 (g) + 2 H2O (l) 4 HCl (aq) + O2 (g)
c) Cl2 (g) + 2 H2O (l) 2 H2 (g) + Cl2O (g)
d) Cl2 (g) + H2O (l) HCl (aq) + HClO (aq)
e) 2 Cl (g) + H2O (l) HCl (aq) + HClO (aq)

 

 

Questões de química – Cálculos químicos, de fórmulas e estequiométricos

QUESTÃO 12 (ENEM)

Objetos de prata sofrem escurecimento devido à sua reação com enxofre. Estes materiais recuperam seu brilho característico quando envoltos por papel alumínio e mergulhados em um recipiente contendo água quente e sal de cozinha. A reação não balanceada que ocorre é:

questao NOx, funções inorgânicas, reações inorgânicas, balanceamento de equações e teorias ácido-base modernas questao Cálculos químicos, de fórmulas e estequiométricos

Dados da massa molar dos elementos (g mol¹): Ag = 108; S = 32.

UCKO, D. A. Química para as ciências da saúde: uma introdução à química geral, orgânica e biológica. São Paulo: Manole, 1995 (adaptado).

 

Utilizando o processo descrito, a massa de prata metálica que será regenerada na superfície de um objeto que contém 2,48g de Ag2S é

a) 0,54 g.
b) 1,08 g.
c) 1,91 g.
d) 2,16 g.
e) 3,82 g.

 

QUESTÃO 13 (ENEM) 

As indústrias de cerâmica utilizam argila para produzir artefatos como tijolos e telhas. Uma amostra de argila contém 45% em massa de sílica (SiO2) e 10% em massa de água (H2O). Durante a secagem por aquecimento em uma estufa, somente a umidade é removida. Após o processo de secagem, o teor de sílica na argila seca será de

a) 45%.
b) 50%.
c) 55%.
d) 90%.
e) 100%.

 

QUESTÃO 14 (ENEM) 

A minimização do tempo e custo de uma reação química, bem como o aumento na sua taxa de conversão, caracterizam a eficiência de um processo químico. Como consequência, produtos podem chegar ao consumidor mais baratos. Um dos parâmetros que mede a eficiência de uma reação química é o seu rendimento molar (R, em %), definido como

QUESTAO questao Cálculos químicos, de fórmulas e estequiométricos

em que n corresponde ao número de mols. O metanol pode ser obtido pela reação entre brometo de metila e hidróxido de sódio, conforme a equação química:

questao Cálculos químicos, de fórmulas e estequiométricos

As massas molares (em g/mol) desses elementos são: H = 1; C = 12; O = 16; Na = 23; Br = 80.

O rendimento molar da reação, em que 32 g de metanol foram obtidos a partir de 142,5 g de brometo de metila e 80 g de hidróxido de sódio, é mais próximo de

  1. a) 22%.
  2. b) 40%.
  3. c) 50%.
  4. d) 67%.
  5. e) 75%.

 

 

 

Questões de química – Soluções, propriedades coligativas e coloides

QUESTÃO 15 (ENEM)

Para cada litro de etanol produzido em uma indústria de cana-de-açúcar são gerados cerca de 18 L de vinhaça que é utilizada na irrigação das plantações de cana-de-açúcar, já que contém

teores médios de nutrientes N, P e K iguais a 357 mg/L, 60 mg/L e 2 034 mg/L, respectivamente.

SILVA, M. A. S.; GRIEBELER, N. P.; BORGES, L. C. Uso de vinhaça e impactos nas propriedades do solo e lençol freático. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, n. 1, 2007 (adaptado).

 

Na produção de 27 000 L de etanol, a quantidade total de fósforo, em kg, disponível na vinhaça será mais próxima de

  1. a) 1.
  2. b) 29.
  3. c) 60.
  4. d) 170.
  5. e) 1 000.

 

Questões de química – Termoquímica

QUESTÃO 16 (ENEM)

Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior.

O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá

  1. a) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem uma maior condutividade térmica que a de plástico.
  2. b) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem inicialmente uma temperatura mais alta que a de alumínio.
  3. c) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem uma maior capacidade térmica que a de alumínio.
  4. d) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem um calor específico menor que a de plástico.

 

QUESTÃO 17 (ENEM)

Sobre a diluição do ácido sulfúrico em água, o químico e escritor Primo Levi afirma que, “está escrito em todos os tratados, é preciso operar às avessas, quer dizer, verter o ácido na água e não o contrário, senão aquele líquido oleoso de aspecto tão inócuo está sujeito a iras furibundas: sabem-no até os meninos do ginásio”.

(furibundo: adj. furioso)

LEVI, P. A tabela periódica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994 (adaptado).

 

O alerta dado por Levi justifica-se porque a

  1. a) diluição do ácido libera muito calor.
  2. b) mistura de água e ácido é explosiva.
  3. c) água provoca a neutralização do ácido.
  4. d) mistura final de água e ácido separa-se em fases.
  5. e) água inibe a liberação dos vapores provenientes do ácido.

 

 

Questão de química – Cinética Química 

QUESTÃO 18 (ENEM)

A remoção de petróleo derramado em ecossistemas marinhos é complexa e muitas vezes envolve a adição de mais sustâncias ao ambiente. Para facilitar o processo de recuperação dessas áreas, pesquisadores têm estudado a bioquímica de bactérias encontradas em locais sujeitos a esse tipo de impacto. Eles verificaram que algumas dessas espécies utilizam as moléculas de hidrocarbonetos como fonte energética, atuando como biorremediadores, removendo o óleo do ambiente.

KREPSKY, N.; SILVA SOBRINHO, F.; CRAPEZ, M. A. C. Ciência Hoje, n. 223, jan.-fev. 2006 (adaptado).

 

Para serem eficientes no processo de biorremediação citado, as espécies escolhidas devem possuir

a) células flageladas, que capturem as partículas de óleo presentes na água.
b) altas taxas de mutação, para se adaptarem ao ambiente impactado pelo óleo.
c) enzimas, que catalisem reações de quebra das moléculas constituintes do óleo.
d) parede celular espessa, que impossibilite que as bactérias se contaminem com o óleo.
e) capacidade de fotossíntese, que possibilite a liberação de oxigênio para a renovação do ambiente poluído.

 

 

Questões de química – Equilíbrio químico

QUESTÃO 19 (ENEM)

O alemão Fritz Haber recebeu o Prêmio Nobel de química de 1918 pelo desenvolvimento de um processo viável para a síntese da amônia (NH3). Em seu discurso de premiação, Haber justificou a importância do feito dizendo que: “Desde a metade do século passado, tornou-se conhecido que um suprimento de nitrogênio é uma necessidade básica para o aumento das safras de alimentos; entretanto, também se sabia que as plantas não podem absorver o nitrogênio em sua fórmula simples, que é o principal constituinte da atmosfera. Elas precisam que o nitrogênio seja combinado […] para poderem assimilá-lo.

Economias agrícolas basicamente mantêm o balanço do nitrogênio ligado. No entanto, com o advento da era industrial, os produtos do solo são levados de onde cresce a colheita para lugares distantes, onde são consumidos, fazendo com que o nitrogênio ligado não retorne à terra da qual foi retirado. Isso tem gerado a necessidade econômica mundial de abastecer o solo com nitrogênio ligado. […] A demanda por nitrogênio, tal como a do carvão, indica quão diferente nosso modo de vida se tornou com relação ao das pessoas que, com seus próprios corpos, fertilizam o solo que cultivam.

Desde a metade do último século, nós vínhamos aproveitando o suprimento de nitrogênio do salitre que a natureza tinha depositado nos desertos montanhosos do Chile. Comparando o rápido crescimento da demanda com a extensão calculada desses depósitos, ficou claro que em meados do século atual uma emergência seríssima seria inevitável, a menos que a química encontrasse uma saída.”

HABER, F. The Synthesis of Ammonia from its Elements.
Disponível em: www.nobelprize.org. Acesso em: 13 jul. 2013 (adaptado).

 

De acordo com os argumentos de Haber, qual fenômeno teria provocado o desequilíbrio no “balanço do nitrogênio ligado”?

a) O esgotamento das reservas de salitre no Chile.
b) O aumento da exploração de carvão vegetal e carvão mineral.
c) A redução da fertilidade do solo nas economias agrícolas.
d) A intensificação no fluxo de pessoas do campo para as cidades.
e) A necessidade das plantas de absorverem sais de nitrogênio disponíveis no solo.

 

 

Questões de química – Equilíbrio iônico e equilíbrio de solubilidade

QUESTÃO 20 (ENEM)

Diversos produtos naturais podem ser obtidos de plantas por processo de extração. O lapachol é da classe das naftoquinonas. Sua estrutura apresenta uma hidroxila enólica (pKa = 6,0) que permite que este composto seja isolado da serragem dos ipês por extração com solução adequada, seguida de filtração simples. Considere que pKa = –log Ka, em que Ka é a constante ácida da reação de ionização do lapachol.

QUESTAO Equilíbrio iônico e equilíbrio de solubilidade

Qual solução deve ser usada para extração do lapachol da serragem do ipê com maior eficiência?

a) Solução de Na2CO3 para formar um sal de lapachol.
b) Solução-tampão ácido acético/acetato de sódio (pH = 4,5).
c) Solução de NaCl a fim de aumentar a força iônica do meio.
d) Solução de Na2SO4 para formar um par iônico com lapachol.
e) Solução de HCl a fim de extraí-lo por meio de reação ácido-base.

 

Questão de química – Eletroquímica 

QUESTÃO 21 (ENEM)

A invenção do LED azul, que permite a geração de outras cores para compor a luz branca, permitiu a construção de lâmpadas energeticamente mais eficientes e mais duráveis do que as incandescentes e fluorescentes. Em um experimento de laboratório, pretende-se associar duas pilhas em série para acender um LED azul que requer 3,6 volts para o seu funcionamento. Considere as semirreações de redução e seus respectivos potenciais mostrados no quadro.

QUESTAO Eletroquímica

Qual associação em série de pilhas fornece diferença de potencial, nas condições-padrão, suficiente para acender o LED azul?

a)

QUESTAO Eletroquímica

b)

QUESTAO Eletroquímica

c)

QUESTAO Eletroquímica

d)

QUESTAO Eletroquímica

e)

QUESTAO Eletroquímica

 

 

 

Questão de química – Introdução à química orgânica

QUESTÃO 22 (ENEM)

A radiação na região do infravermelho interage com a oscilação do campo elétrico gerada pelo movimento vibracional de átomos de uma ligação química. Quanto mais fortes forem as ligações e mais leves os átomos envolvidos, maior será a energia e, portanto, maior a frequência da radiação no infravermelho associada à vibração da ligação química. A estrutura química da molécula 2-amino-6-cianopiridina é mostrada.

QUESTAO QUIMICA ORGANICA

A ligação química dessa molécula, envolvendo átomos diferentes do hidrogênio, que absorve a radiação no infravermelho com maior frequência é:

a) C – C
b) C – N
c) C = C
d) C = N
e) C ≡ N

 

 

Questão de química – Hidrocarbonetos

QUESTÃO 23 (UNIRIO RJ)

“O estudo de uma maré negra depende do comportamento do petróleo derramado no mar e de sua natureza. Existem três grandes famílias de hidrocarbonetos. Hidrocarbonetos alifáticos saturados, hidrocarbonetos aromáticos insaturados e as resinas e asfaltenos — moléculas de alto peso molecular que contêm freqüentemente metais (níquel e vanádio), também chamadas de alcatrões ou betumes.

(…) Essencialmente, a toxicidade química do petróleo está nos hidrocarbonetos aromáticos, sobretudo os mais leves, que apresentam de um a três núcleos aromáticos. Infelizmente, os hidrocarbonetos tóxicos leves são também os mais solúveis na água do mar”.

Scientific American, 2005

A opção que indica, de acordo com o texto acima, a substância de maior toxidade presente no petróleo é

QUESTAO HIDROCARBONETOS

 

 

Questão de química – Isomeria

QUESTÃO 24 (ENEM)

As abelhas utilizam a sinalização química para distinguir a abelha-rainha de uma operária, sendo capazes de reconhecer diferenças entre moléculas. A rainha produz o sinalizador químico conhecido como ácido 9-hidroxidec-2-enoico, enquanto as abelhas-operárias produzem ácido 10-hidroxidec-2-enoico. Nós podemos distinguir as abelhas-operárias e rainhas por sua aparência, mas, entre si, elas usam essa sinalização química para perceber a diferença. Pode-se dizer que veem por meio da química.

LE COUTEUR, P.; BURRESON, J. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006 (adaptado).

As moléculas dos sinalizadores químicos produzidas pelas abelhas rainha e operária possuem diferença na

a) fórmula estrutural.
b) fórmula molecular.
c) identificação dos tipos de ligação.
d) contagem do número de carbonos.
e) identificação dos grupos funcionais.

 

 

Questão de química – Polímeros e Biomoléculas 

QUESTÃO 25 (ENEM)

Os polímeros são materiais amplamente utilizados na sociedade moderna, alguns deles na fabricação de embalagens e filmes plásticos, por exemplo. Na figura estão relacionadas as estruturas de alguns monômeros usados na produção de polímeros de adição comuns.

Dentre os homopolímeros formados a partir dos monômeros da figura, aquele que apresenta solubilidade em água é

a) polietileno.
b) poliestireno.
c) polipropileno.
d) poliacrilamida.
e) policloreto de vinila.

 

 

Questões de química – Química ambiental

QUESTÃO 26 (ENEM)

Água dura é aquela que contém concentrações relativamente altas de íons Ca2+ e Mg2+ dissolvidos. Apesar de esses íons não representarem risco para a saúde, eles podem tornar a água imprópria para alguns tipos de consumo doméstico ou industrial. Objetivando reduzir a concentração de íons Ca2+ e Mg2+ de uma amostra de água dura ao mínimo possível, um técnico em química testou os seguintes procedimentos no laboratório:

I. Decantação da amostra de água.
II. Filtração da amostra de água.
III. Aquecimento da amostra de água.
IV. Adição do solvente orgânico CCl4 à amostra de água.
V. Adição de CaO e Na2CO3 à amostra de água.

BROWN, T. L. et al. Química, a ciência central.
São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005 (adaptado).

O método considerado viável para tratar a água dura e aumentar seu potencial de utilização é o(a)

a) decantação, pois permite que esses íons se depositem no fundo do recipiente.
b) filtração, pois assim os íons Ca2+ e Mg2+ são retidos no filtro e separados da água.
c) aquecimento da amostra de água, para que esses íons sejam evaporados e separados.
d) adição do solvente orgânico CCl4 à amostra, para solubilizar esses íons e separá-los da água.
e) reação química com CaO e Na2CO3, para precipitar esses íons na forma de compostos insolúveis.

 

 

Questões de química – Funções orgânicas

QUESTÃO 27 (ENEM)

O biodiesel é um biocombustível obtido a partir de fontes renováveis, que surgiu como alternativa ao uso do diesel de petróleo para motores de combustão interna. Ele pode ser obtido pela reação entre triglicerídeos, presentes em óleos vegetais e gorduras animais, entre outros, e álcoois de baixa massa molar, como o metanol ou etanol, na presença de um catalisador, de acordo com a equação química:

questao funções organicas

A função química presente no produto que representa o biodiesel é

a) éter.
b) éster.
c) álcool.
d) cetona.
e) ácido carboxílico.

 

QUESTÃO 28 (ENEM)

Para serem absorvidos pelas células do intestino humano, os lipídios ingeridos precisam ser primeiramente emulsificados. Nessa etapa da digestão, torna-se necessária a ação dos ácidos biliares, visto que os lipídios apresentam uma natureza apolar e são insolúveis em água. Esses ácidos atuam no processo de modo a

a) hidrolisar os lipídios.
b) agir como detergentes.
c) tornar os lipídios anfifílicos.
d) promover a secreção de lipases.
e) estimular o trânsito intestinal dos lipídios.

 

Questões de química – Reações Orgânicas

QUESTÃO 29 (ENEM)

O trinitrotolueno (TNT) é um poderoso explosivo obtido a partir da reação de nitração do tolueno, como esquematizado.

questao reações orgânicas

A síntese do TNT é um exemplo de reação de

a) neutralização.
b) desidratação.
c) substituição.
d) eliminação.

 

QUESTÃO 30 (ENEM)

O ácido acetilsalicílico é um analgésico que pode ser obtido pela reação de esterificação do ácido salicílico. Quando armazenado em condições de elevadas temperaturas e umidade, ocorrem mudanças físicas e químicas em sua estrutura, gerando um odor característico. A figura representa a fórmula estrutural do ácido acetilsalicílico.

questao reações organicas

Esse odor é provocado pela liberação de

a) etanol.
b) etanal.
c) ácido etanoico.
d) etanoato de etila.
e) benzoato de etila.

 

 

Gabarito

QUESTÃO 01 – a

QUESTÃO 02 – d

QUESTÃO 03 – e

QUESTÃO 04 – a

QUESTÃO 05 – b

QUESTÃO 06 – e

QUESTÃO 07 – a

QUESTÃO 08 – c

QUESTÃO 09 – c

QUESTÃO 10 – d

QUESTÃO 11 – d

QUESTÃO 12 – d

QUESTÃO 13 – b

QUESTÃO 14 – d

QUESTÃO 15 – b

QUESTÃO 16 – a

QUESTÃO 17 – a

QUESTÃO 18 – c

QUESTÃO 19 – d

QUESTÃO 20 – a

QUESTÃO 21 – c

QUESTÃO 22 – e

QUESTÃO 23 – a

QUESTÃO 24 – a

QUESTÃO 25 – d

QUESTÃO 26 – e

QUESTÃO 27 – b

QUESTÃO 28 – b

QUESTÃO 29 – c

QUESTÃO 30 – c

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp